O suporte dado pelos vereadores do município de Campo Alegre no tocante a aprovação de importantes projetos em diversas áreas não é novidade. Semanalmente são enviadas matérias propostas pelo Poder Executivo que recebe o aval dos parlamentares dando celeridade para que a prefeitura possa oferecer benefícios à comunidade. Essa integração entre o Legislativo e o Executivo é primordial para o progresso da cidade. Vale ressaltar que alguns dos Projetos de Lei de autoria da prefeitura recebe melhorias, mudanças e aperfeiçoamentos, onde às comissões permanentes da casa tem o papel de realizar uma análise minuciosa de cada propositura encaminhada, podendo fazer alterações no texto caso haja necessidade.

Nesta quarta-feira (19), uma sessão ordinária e duas extraordinárias foram realizadas na Câmara Municipal de Campo Alegre. Devido a compromissos na capital alagoana, a presidente do Legislativo não compareceu e a reunião foi conduzida pela vice-presidente, vereadora Jeane Nascimento (PSDB). Na oportunidade foram aprovados as seguintes matérias:

Por unanimidade dos vereadores presentes foi aprovado o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que propõe a reestruturação do Conselho Municipal de Juventude – CMJ do município de Campo Alegre. O objetivo é buscar modernizar o regramento normativo aplicável ao órgão colegiado, garantindo maior representatividade, participação e democratização da gestão do Conselho, com fins de proporcionar um ambiente adequado para o debate de questões relacionadas à busca pela garantia dos direitos da juventude, o que certamente conspira em prol do interesse público.

Também de autoria do Poder Executivo foi aprovado o Projeto de Lei que institui o Calendário Cultural do município de Campo Alegre que será composto por datas comemorativas de acontecimentos e fatos históricos significativos, bem como de eventos tradicionais incorporados aos costumes da população. Integrarão o Calendário Cultural do município as festas populares e folclóricas, as manifestações religiosas consagradas inseridas no contexto da cultura local e regional, bem como outros eventos de natureza correlata, festivos ou não. O Poder Executivo Municipal consignará no orçamento recursos financeiros próprios para o financiamento  das políticas culturais, inclusive para viabilizar a realização dos eventos que integram o Calendário Cultural do Município.

Em mais uma aprovação, a Câmara de Vereadores votou favorável o Projeto que trata sobre a autorização para abertura de crédito adicional especial no orçamento do corrente exercício, com o objetivo de viabilizar a manutenção da Agenda Gerenciadora de Inspeção de Matadouro – AGIMCA.

O Projeto de Lei que versa acerca da denominação do Complexo de Lazer José Jesuíno dos Santos, localizado no Conjunto Olival Tenório Costa, no município de Campo Alegre também foi aprovado. Zé Ozano, popularmente conhecido, foi vereador do município na década de 90, também já assumiu a responsabilidade pelas obras de pavimentação no município, e também já fez parte da equipe que estava a frente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Campo Alegre.

Para finalizar, o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Van do Careca (PSDB), também recebeu aprovação, o mesmo que concede Título de Cidadã Honorária à senhora Jane Nascimento Silva, pastora da Igreja Batista do Distrito de Luziápolis, pelos relevantes serviços prestados à comunidade campo-alegrense.

A sessão contou com as presenças dos vereadores: Lakinho, Neno do Escorrega, Zé Braz, G. Correia, Jeane Nascimento, Jura, Alan do Lucinho, Toinho, Rejane, André Nascimento, Miolo, Arquelino César e Valdilene Simplício.

A próxima sessão ordinária, devido ao feriado de carnaval, acontece apenas no dia 04 de março, às 09h:15min, na sede do Poder Legislativo.