O ano de 2020 começou nesta quarta-feira (5) para a Câmara Municipal de Campo Alegre (CMCA), que retomou as atividades legislativas, realizando a sua 1ª sessão plenária ordinária,  onde, ocorreu a abertura oficial dos trabalhos que contou com a presença do Procurador Geral do município, Dr. Danilo Alves e de representantes da OMECAL – Ordem dos Ministros do Evangelho de Campo Alegre. Em relação a pauta, novas Indicações e Projetos de Lei foram apresentados e discutidos.

A presidente da casa, vereadora Kellyn Guimarães (PSB), apresentou indicação onde solicita do Poder Executivo e a Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação, Eventos e promoção ao Turismo, a criação de um Painel Cultural que iá retratar a história do nosso município, do Estado de Alagoas, do Nordeste e do Brasil. Tal iniciativa tem a finalidade de expor toda história da cidade, do cotidiano e do nosso potencial. Segundo o que consta na justificativa, as pinturas deverão serem feitas no muro do Ginásio Poliesportivo João Matias, próximo à Praça Multieventos, ”os pintores locais serão peças fundamentais para o êxito desta importante ação cultural”, destacou a vereadora Kellyn.

O vereador Jura (PSDB), também esteve solicitando à Secretaria Municipal de Cultura, Comunicação, Eventos e promoção ao Turismo, para que sejam feitas as coberturas das reuniões dos Conselhos Municipais e também a divulgação das matérias nas redes sociais  oficiais da prefeitura de Campo Alegre (site e instagram). De acordo com o vereador, a solicitação se faz necessária para que dessa forma se leve ao conhecimento da sociedade, a existência dos conselhos municipais, a importância de cada um e os assuntos que neles são discutidos.

O vereador Alan do Lucinho (PHS), apresentou Projeto de Decreto Legislativo que concede Título de Cidadão Honorário do município de Campo Alegre, ao senhor, Carmelino Gomes da Rocha, pelos relevantes serviços prestados a comunidade campo-alegrense.

Já o Poder Executivo encaminhou à Câmara dois Projetos de Lei para apreciação dos vereadores. O primeiro trata sobre a reestruturação e reorganização do Conselho Municipal de Educação. Já o outro propõe a criação do Plano Municipal para Infância e Adolescência do município de Campo Alegre. Integrantes que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social acompanharam na galeria do plenário a leitura da matéria que tem a finalidade de garantir a proteção integral, a promoção e a defesa das crianças e dos adolescentes do município.

2020 – O Ano das Eleições Municipais

O Legislativo Municipal é composto por 15 vereadores, sendo eles: Lakinho, Neno do Escorrega, Zé Braz, G. Correia, Jeane Nascimento, Jura, Alan do Lucinho, Van do Careca, Toinho, Rejane, André Nascimento, Miolo, Arquelino César, Valdilene Simplício e Kellyn Guimarães.

Este é o último ano de legislatura da atual composição da Casa. Teremos, como todos sabem, eleições municipais em outubro, com isso, os olhos da população tendem a estar ainda mais voltado para a ação de cada um dos 15 parlamentares.

Um dos momentos mais aguardado é em relação à troca de partido de muitos deles. A janela partidária abre em março e um dos partidos que mais deve receber adesões é o Progressistas, da prefeita Pauline Pereira.

O caminho natural para a maioria é buscar uma reeleição à Câmara para se manter em evidência e assim dar continuidade aos trabalhos, e, claro, será mais um passo importante para a vida política de cada um.