A Câmara Municipal de Campo Alegre realizou mais uma sessão ordinária na manhã desta quarta-feira, dia 08 de maio de 2019. Todos os 15 parlamentares que compõem o poder legislativo municipal, compareceram a sessão que recebeu a visita do vereador Gabriel Barbosa do município de Coité do Nóia que prestigiou a sessão do início ao fim. 

Esteve em pauta a indicação apresentada pelo vereador Jura que solicita da prefeita do município Pauline Pereira e também da Secretária Municipal de Educação Graciene Alencar a Implantação da Olimpíada Municipal do Conhecimento para alunos dos 8° e 9° anos do Ensino Fundamental, onde segundo o parlamentar, será mais uma ferramenta no desenvolvimento da aprendizagem, estimulando a leitura e pesquisa. 

Ainda em sua justificativa, o vereador Jura afirmou que a Olimpíada também mobilizará temas interdisciplinares (Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e outros) valorizando o ensino e relevância de professores e alunos na construção do conhecimento.

A vereadora Kellyn Guimarães juntamente com o vereador Jura apresentaram Projeto de Lei onde fica denominada Rua José Alves dos Santos a rua localizada por trás do Auto Posto Agreste. 

Ainda foi protocolado na Câmara o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, que fica criado o Programa de Regularização e Recuperação de Créditos Tributários e não Tributários denominado ”Regularização Alegre”, objetivando promover a regularização tributária e a recuperação de créditos inscritos em dívida ativa, bem como incrementar o ingresso de receitas municipais. O referido projeto será encaminhado para as Comissões Permanentes da Casa para uma análise mais aprofundada e na sessão da próxima semana será apresentado o parecer e posteriormente submetida em 1ª votação.

Dentre os assuntos abordados pelos parlamentares na tribuna do parlamento, foi lamentado a dificuldade enfrentada no que se refere sobre a falta de médicos em 05 Unidades Básicas de Saúde do município, sendo 04 localizadas no Distrito Luziápolis e 01 no Conjunto Habitacional Olival Tenório Costa. Na ocasião, os vereadores relataram o esforço que a gestão está fazendo em busca de solucionar este problema. Inclusive a Secretaria de Saúde está em constante divulgação em busca destes profissionais, porém ainda não foi possível conseguir médicos para repor as vagas em aberto. 

Também houve um momento de repúdio em relação a negligência que acontece na saúde pública no Estado de Alagoas, a falta de medicamentos e profissionais deixando comprometido o atendimento médico; oportunidade em que foi relatado casos precários que acontecem em hospitais de grande porte do Estado de Alagoas no atendimento à população. 

Sobre o tema Meio Ambiente, foi dado destaque sobre o reaproveitamento do vidro, como matéria prima na fabricação do tijolo ecológico. Para isso o município irá adquirir uma máquina de trituração desta matéria prima, gerando oportunidade de emprego e renda para a população.