A Câmara Municipal de Campo Alegre, concedeu, nesta sexta-feira (20), o Título de Cidadão Honorário ao Sr. Carlos José Monteiro, Diretor Executivo do Grupo Olival Tenório – Usina Porto. A honraria foi proposta pela Vereadora Jeane Santos do Nascimento (PSDB), em atendimento ao decreto Legislativo n° 003/2016 e que foi aprovada por unanimidade entre os vereadores.

A solenidade foi realizada no plenário do Poder Legislativo Municipal e contou com a presença de familiares, amigos, funcionários e colaboradores da Usina Porto Rico, secretários municipais, da prefeita Pauline Pereira e da deputada Estadual Jó Pereira.

Carlos José Monteiro, de 65 anos, Alagoano, natural de Palmeira dos Índios, engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió, é casado e tem quatro filhos que foram testemunhas ao longo dos anos de ver sua dedicação e comprometimento à profissão.

Para a vereadora Jeane Nascimento (PSDB), autora da propositura, homenageá-lo com a entrega do título de cidadão campo-alegrense ‘é uma indispensável oportunidade de reconhecer a contribuição de Carlos Monteiro para com o desenvolvimento do município de Campo Alegre’.

Como se sabe, o título honorário de cidadão campo-alegrense é concedido aqueles que se destacam pelos relevantes serviços prestados à sociedade.

Carlos Monteiro que esteve ao lado de sua  esposa, Ana Isabel, externou a sua gratidão ao Poder Legislativo, e de forma emocionada, se dirigiu a todos os presentes agradecendo a honra de tornar-se cidadão campo-alegrense e reconfirmando o propósito de continuar trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade, que há 40 anos o acolheu de braços abertos.

Em seu discurso, Carlos Monteiro fez um breve relato de sua vida, desde o tempo de aluno universitário, estagiário, funcionário da Usina Porto Rico, superintendente  e atualmente Diretor Executivo do Grupo Olival Tenório Costa.

”Este é um momento de grande satisfação para mim… cheguei aqui bastante jovem, um recém formado em engenheiro agrônomo, cuja formação devo aos meus saudosos pais que não mediram esforços para me ver vencer na vida, mesmo com recursos restritos fizeram de tudo para me ver formado”.

Todos os vereadores fizeram questão de usarem a tribuna do parlamento, onde realizaram seus pronunciamentos destacando o trabalho de excelência realizado por Monteiro no Município de Campo Alegre, que ao longo dos 40 anos de carreira, escreveu sua trajetória positivamente deixando marcos de sua atividade tanto como profissional como de ser humano.

A deputada Estadual Jó Pereira parabenizou Carlos Monteiro pela justa homenagem onde em seu discurso relatou um pouco do trabalho realizado pelo homenageado no Município.

A prefeita de Campo Alegre, Pauline Pereira, destacou a importância da boa gestão desempenhada por Monteiro à frente da Usina Porto Rico e a parceira que há entre a empresa e o município.

Trajetória

Carlos José Monteiro nasceu em 04 de junho de 1953. Casado com Ana Isabel e pai de quatro filhos: Ana Carla, Carlos Eduardo, Leonardo e Vanessa. Alagoano, passou sua infância e parte da adolescência em Palmeira dos Índios, lugar pelo qual carrega as mais memoráveis recordações. É o terceiro, dos quatro filhos frutos da relação do funcionário público da Sucan, Sr. José Monteiro Sobrinho  e da dona de casa, Maria Luísa Monteiro.

Aos 15 anos mudou-se para Maceió para cursar o científico no colégio Estadual. No ano de 1973 passou no vestibular na Universidade Federal de Alagoas, sendo aluno fundador do curso de agronomia no estado.  No segundo ano do curso, iniciou um estágio na Usina Porto Rico, pertencente ao empresário Olival Tenório, situada no município de Campo Alegre.

Em 1978, com 24 anos, foi efetivado como agrônomo da referida usina. Em 1982 assumiu a gerência agrícola. Durante esse período participou de inúmeras missões técnicas em diversos países como Israel, Venezuela, Cuba, Estados Unidos e o Leste Europeu, sempre buscando novas tecnologias pra implantar na usina.

Em 1996 foi reconhecido como agrônomo destaque pela Sociedade dos técnicos açucareiros e alcooleiros do Brasil – Stab. Foi palestrante em vários estados, representando a usina Porto Rico, sobre vários assuntos de interesse do setor sucroalcooleiro.

Em 2013 assumiu a superintendência da usina e em 2015 foi eleito pelo conselho da empresa para exercer o cargo de Diretor Executivo do Grupo Olival Tenório, onde permanece até a presente data.