Câmara realiza Audiência Pública para prestação de contas da Saúde

A Câmara Municipal de Campo Alegre realizou na tarde desta quinta-feira, 30, audiência pública da saúde para debater os dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, bem como sobre a oferta e produção de serviços, garantindo toda transparência possível aos campo-alegrenses.

Momento em que foram apresentados os gastos e investimentos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde durante o primeiro, segundo e terceiro quadrimestre do ano de 2016. A audiência que é uma exigência estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Reunião foi conduzida pela Comissão Permanente de Saúde do Legislativo, composta pelos vereadores Alan do Lucinho (Presidente), Jura (Relator) e André Nascimento (Membro) e contou com a presença da secretária responsável pela pasta, Tamiris Santos, além de Diretores de Unidades Básicas de Saúde do município e de toda a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

As apresentações dos relatórios ficou por conta da Coordenadora de Planejamento Maria do Socorro, onde na ocasião apresentou através de números o atendimento médico prestado na rede municipal, as campanhas desenvolvidas, objetivos alcançados e os gastos e investimentos realizados durante o período.

A presidente da Câmara, vereadora Kelly Guimarães (PSB), o vereador Toinho (PMDB), a vereadora Valdilene Simplício (DEM), a vereadora Jeane Nascimento (PSDB) e a vereadora Rejane da Silva (PSDB), também estiveram presentes e aproveitaram para fazer vários questionamentos envolvendo os números apontados pela secretária e a coordenadora, principalmente envolvendo exames e consultas, campanhas de conscientização, entre outros.

Momento também em que os parlamentares puderam enfatizar a importância da audiência para trazer ao conhecimento de todos o relatório da prestação de contas referente à pasta da saúde dando transparência a seus atos. Ainda, os vereadores elogiaram os trabalhos que vem sendo conduzidos pela Secretária de Saúde e consequentemente da prefeita do município de Campo Alegre, Pauline Pereira.

Algo que mais uma vez chamou a atenção foi o não comparecimento da população em uma Audiência Pública, assunto que foi inclusive mencionado pela presidente da Casa, vereadora Kelly Guimarães em sua fala, onde entende que a população deve ter o interesse de ir à Câmara ver o que a prefeitura de fato está fazendo. Como as verbas e as políticas públicas estão sendo aplicadas no nosso município. ”É muito importante participar das audiências públicas, isso faz parte do nosso dever de cidadãos”, pontuou a vereadora.

A audiência mostrou os objetivos alcançados pela Secretaria Municipal de Saúde e os gastos e investimentos realizados durante o ano de 2016.

Além de atender uma exigência legal, a audiência faz parte do compromisso da atual legislatura com a transparência da Casa de Leis.

De fato, uma importante oportunidade da comunidade conhecer, analisar e fiscalizar os gastos e investimentos públicos na área da saúde do município.